sábado, 23 de abril de 2016

16 anos após o lançamento e (quase) completando a biblioteca Tilda!

Olá queridas!
Ano passado publiquei um post sobre os livros da Tone Finnanger e me gabava de que para ter a coleção completa faltava apenas o livro lançado em 2015 e que estava aguardando chegar ao Brasil: o Tilda's Toy Box.
 Que engano! É o que resulta da falta de informação... Já explico: euzinha aqui desconhecia que para a minha coleção ficar realmente completa precisava de mais dois livros, os primeiros lançados pela Tone. Um referente ao Natal, publicado no final da década de 1990 e outro referente à Páscoa, no ano 2000.
São estes:
(Imagens capturadas no Pinterest)

Ambos estão esgotados no fornecedor e são raridade no mercado.
Então comecei a pesquisar aqui e ali para tentar encontrá-los. Minha primeira tentativa foi com a Rosane Mortensen, uma querida amiga e verdadeira "arqueóloga" de produtos Tilda :). Mas ela só tinha disponível o Tildas Jul, dedicado ao Natal e eu não fazia muita questão deste - já estou revendo esta opinião :) - , queria mais o da Páscoa...
Para resumir a ópera, consegui encontrar o Tildas Paske numa loja europeia. O mais engraçado é que quando encontrei o livro na Internet, precipitadamente jurava que era uma loja italiana, fiz logo a compra - já que se tratava do último exemplar disponível - e falei para a Rosane: "Ro, encontrei, encontrei, na Itália!" e enviei o link da loja... Na hora ela não me disse nada...
Quando fui olhar com mais cuidado onde eu tinha comprado o tal livro, tomei um susto: que Itália nada! O tal foi comprado num país muito mais distante e inimaginável: a Lituânia! Acredite, é verdade! O motivo da confusão foi esse: http://kasiulai.lt/
No final do nome da loja está a sigla do país: lt e eu li - na pressa - it. Pode???
Aí, pensei: pronto, nunca vou receber, pois se de países muito mais próximos do Brasil as encomendas demoram uma eternidade ou o que é pior, nem chegam, imagine da Lituânia!
Pois tive que morder a língua, porque inexplicavelmente e talvez nunca antes na história dos Correios do Brasil algo chegou tão rápido vindo de outro continente: o meu livro Tilda Paske saiu da Lituânia e chegou às minhas mãos em somente inacreditáveis 13 dias corridos após a postagem! Como disse a Ro, vai entender os Correios!
E é fato: eu esperei 4 meses para ter em mãos o Tilda's Toy Box e menos de duas semanas para receber o Tildas Pake, 16 anos após seu lançamento! É o meu primeiro livro Tilda em Norueguês, o idioma da Tone Finnanger.
Agora a biblioteca está (quase) completa:

 Só para ficar bem registrado, até anotei no livro
 A Tone bem jovem!
 A característica principal desse livro é a acentuada influência primitiva; uma arte ingênua, rude até, mas igualmente encantadora. Os moldes foram traçados à mão e publicados assim mesmo. É muito legal conhecer o início do trabalho da Tone e perceber as mudanças visíveis a cada livro publicado.
Mostro aqui um pouquinho só

mas há muito mais no segundo livro da Tone, com 64 páginas dedicadas à Páscoa.
16 anos após sua publicação ele tem um lugarzinho aqui em casa!
Espero que gostem desta história e desejo um feliz fim de semana para todas que passam por aqui!
Beijinho
Ju

3 comentários:

  1. Oi, Ju! Que bacana esse livro, gostei muito desta galinha porta saquinhos de chá, vou tentar fazer sem molde mesmo. Beijos!!! Clau.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também sou uma fã da tilda!
    Vc sabe me dizer quantos livros são ao todo?
    Beijinhos
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!! Também conheço a Rosane, ja comprei tecidos com ela 😊 adoro meus livros da tilda!! Nao tinha conhecimento desses dois😍 um privilégio tê-los!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!