domingo, 13 de julho de 2014

Suporte de madeira para projetos Tilda / Wooden stand for Tilda projects

Olá!
Desejo que todas vocês estejam bem e quero expressar aqui meu agradecimento pelas visitas e comentários deixados neste cantinho durante minha prolongada ausência. É isso que me estimula a retornar!
Fiz algumas mudanças na aparência do blog, espiei alguns cantinhos, mas nada além disso, pois estive envolvida com assuntos familiares, ainda em andamento, mas já mais tranquilos, graças a Deus.
Hoje quero compartilhar uma ideia que tive...
Quem reproduz os projetos da Tone sabe que vários personagens dela aparecem nos livros apoiadas num suporte de madeira, como é o caso da pequena bailarina
Quando reproduzi este projeto, improvisei o suporte de madeira usando materiais que tinha em casa. A minha pequena bailarina foi compartilhada no meu outro blog, AQUI
Também improvisei quando fiz as duendes de Natal, lembram? Para quem não lembra ou ainda não viu, pode conferir AQUI
No caso dos cavalos Dala, decidi fazer suportes de madeira o mais parecidos possível com os originais. Usei uma sobra de rodapé de madeira, cortei, lixei e pintei de branco. Ficou assim:
Os suportes Tilda são vendidos na Europa entre os inúmeros acessórios disponíveis da marca.
Já fiquei tentada a comprar, mas percebi que são muito simples e fáceis de reproduzir, então decidi produzir meus próprios suportes e descobri que com um investimento irrisório é possível produzir vários!
Experimentei, gostei e quero compartilhar.
Vamos ver como é?

Materiais:
Quadradinhos de madeira Pinus 5x5x2,5cm (o ideal é 6x6x2,5cm)
Lixa para madeira grão 320 ou 220
Palitos de madeira para churrasco
Cola
Parafuso (com diâmetro igual ou próximo ao do palito de churrasco)
Chave de fenda
Régua
Lápis
Tinta (opcional)
Pincel (opcional)

Onde conseguir os quadradinhos de madeira?
No meu caso, fui até a serraria da cidade e pedi para cortar uma ripa de Pinus nas medidas que mencionei acima, 5x5cm, pois não havia outra disponível. Custou apenas R$ 5,00 e o corte resultou em 20 quadradinhos perfeitos. Pode ser outro tipo de madeira branca, de preferência bem macia, para facilitar o processo.
Chegando em casa, lixei cada um.
Em seguida, com o auxílio da régua tracei um X para localizar o centro do quadradinho.
Assim
Feito isso, utilizando o parafuso, fiz um orifício no centro do quadradinho. Também pode ser utilizado um prego, mas bata com cuidado para não partir a madeira. 
Para quem sabe usar uma furadeira (o que não é meu caso),  melhor ainda. Escolha uma broca com diâmetro igual ou próximo ao do palito de churrasco, e pronto!
Retirei o parafuso, coloquei um pouquinho de cola no orifício e introduzi a ponta mais fina do palito para churrasco. Ajeitei para não ficar torto, retirei o excesso de cola que sai quando se espeta o palito e esperei secar.
E pronto!
Depois é só utilizar. Pode ser usado sem pintura ou pintado de branco.
Antes de espetar o palito de churrasco, eu cortei a pontinha mais fina dele.
E outra sugestão: nem todos os palitos são bem retinhos... Selecione os melhores para usar.
Em princípio, deixe-os no tamanho original e só corte no tamanho correto quando já tiver o projeto concluído, pois cada um exige uma altura diferente.
Espero que gostem da dica e se animem a fazer os próprios suportes!
Um ótimo domingo e fiquem com Deus.
Beijinhos
Ju




14 comentários:

  1. Oi Ju! Senti sua falta, que bom que agora está tudo bem. Legal suas dicas e seu pap de como fazer o suporte, achei que era mais difícil de fazer, obrigada! Agora quero dizer, não me leve a mal, mas eu amava seu outro layout, acha lindo chegar aqui e ver aquela Tilda sentada com o jardim ao fundo. Desse jeito também ficou legal, vou ter que me acostumar, rs. Beijosssss, gosto muito do seu blog viu? Clau.

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda de volta, Ju querida!
    Senti a sua falta. Bom saber que as dificuldades estão sendo vencidas.
    Excelente o seu entusiasmo e empolgação que continuam bem vivos perante o delicioso desafio das suas lindas
    Tildas.
    Um grande beijinho da Nina.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, amiga querida!!
    Que bom que está de volta, amei o pap, os cavalos ficaram lindos e tour pelo studio da Tone um sonho, obrigada por compartilhar, amei seu texto, é verdade, o mundo tilda me faz sonhar e me desligar de tudo que há em volta, me perco nos projetos e a cada dia, procuro deixar minha casa mais parecida com esse doce conto de fadas.
    Beijos e que o Senhor abençoe sua família.
    Thais

    ResponderExcluir
  4. Muito fácil mesmo, e não tinha visto esses cavalinhos que fofo! bjos

    ResponderExcluir
  5. ah! ju sei queria conseguiria fazer muito facilmente....rsrrsrs
    mais minha flor pra que se não sai tilda daqui cavalinho e outras lindezas dessas , a minha lady sofhie fica sentadinha então...?!
    mais olha as meninas tildas como você vão amar aprender...
    beijocas,sejamos gentil.
    saudade.

    ResponderExcluir
  6. Tá vendo só? Super baratinho e muito, muito legal:)

    bjinhos


    ResponderExcluir
  7. Ju querida! Qto tempo!
    Que bom poder ver um post novo seu, amei o PAP!
    Como sai mais barato fazer o suporte, né?! Obrigada pela super dica!
    Sei que os afazares do dia-a-dia e os problemas que surgem nos deixam as vezes longe da blosgsfera, mas queria te dizer que apesar do tempo longe não desista, é muito bom compartilhar com vc o mundo Tilda que tanto gostamos!
    Bjo Ju e Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  8. oi moça voltei...
    para desejar um belo fim de semana e dizer que adorei as dicas das forminha e gostaria que você passasse lá em casa para ver...
    então tá.
    beijocas,sejamos gentil.
    SAUDADEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  9. Ju,
    que gracinha seu cantinho e seus trabalhos ♥
    Vim através do post da Dri, essa que acabou de comentar.
    Aqui estou ficando, para aprender um pouco mais, apesar que não sei nada das Tildas, na verdade, conheci aqui na blogosfera.
    Você é muito talentosa.
    Parabéns!!!!!
    Tenha um lindo final de semana.
    Beijos, Jana =)
    A Casa da Mãe Jana

    ResponderExcluir
  10. Jú,
    Amei seu blog!
    Tem tudo a ver comigo! Amo Tildas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisângela,
      Obrigada!
      Agradeço a visita e o carinho. Volte sempre!
      Beijo
      Ju

      Excluir
  11. Olá, Ju! Cheguei aqui através da Adriana, do Decorar e Cozinhar.
    Estou encantada com o teu blog! Parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Jú querida! Como é bom receber sua visita lá no meu cantinho! Obrigada amiga!
    Qto a quantos fios de meada usei para bordar, uso 2. E uso linha para bordar ponto de cruz.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Além de talentosa é generosa também! que dica legal!
    Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!