sábado, 17 de agosto de 2013

Tudo começou na Noruega / It all started in Norway

Olá!
Quando conheci as bonequinhas Tilda nos blogs que visito confesso que a primeira sensação foi estranhar o fato de que elas não tem boca nem nariz. Esse detalhe conflitava com a realidade, até mesmo no mundo das bonequinhas de pano!
Me perguntei: "Por que será?" Ainda não tenho a resposta, mas com o passar do tempo fui me acostumando com a ideia e comecei a prestar atenção em outros detalhes que mexem com o interior da gente: delicadeza, sensibilidade, beleza, encantamento. Aliás, encantamento é a palavra certa para definir o que a maioria das pessoas sente quando conhece o mundo Tilda.
Então, outra pergunta surgiu: quem criou essas bonequinhas chamadas Tilda? Bem, a partir daí foi uma descoberta atrás da outra e a primeira foi que tudo começou em Oslo, capital da Noruega
Formada em design gráfico e arte e inspirada por sua família, Tone Finnanger alimentava o sonho de produzir bonecos e cenários para filmes de animação. Enquanto isso não acontecia ela trabalhava numa loja de artesanato. Essa associação de fatos fez surgir, em 1999, a ideia "Tilda", quando Tone tinha 25 anos de idade.
Encantando e fascinando pessoas de todas as idades, ligadas ou não ao território craft,  "Tilda" rompeu as fronteiras da Noruega, ganhou o mundo e transformou-se em marca registrada com direitos autorais protegidos. 
"Tilda" é sinônimo de encantamento. Desperta e estimula sensações boas, alegres, mágicas. Quem gosta do universo dos tecidos, linhas e agulhas entende o que estou falando...
Além das bonequinhas a marca inclui bichinhos, peças decorativas e utilitárias, tecidos, acessórios, papéis para scrapbook, adesivos 3D e uma infinidade de outros produtos. Tudo inspirado por lembranças da infância, pela literatura infantil universal, pela literatura infantil e folclore da Escandinávia entre outras fontes de inspiração.
Entre as principais características estão a leveza, cores suaves e delicadas, o senso lúdico, a magia... Folhear os livros de Tone Finnanger permite mergulhar num universo que nos remete a uma experiência de alegria, que faz bem à alma. Acho que por isso conquistou e vem conquistando a admiração de tantas pessoas. 
E eis Tone Finnanger, para quem ainda não conhece:


 Espero que tenham gostado!
Beijinhos, fique com Deus e tenha um lindo Sábado
Ju

2 comentários:

  1. Muito legal conhecer de onde veio a Tilda, e me remete a uma enorme saudade, bem em 1999 abri as portas da
    minha casa para uma Norueguesa intercambista do AFS. Lena lienig ficou um ano aquicomo filha ate hoje temos contato. Amo, artesanato, costuro um pouco e conheci a Tilda so agora pela Net.. Quero fazer uma para minha filha mas quero fazer, entende eu mesma. Estou procurando saber mais e molde...bom seu blog é lindo beijinhos. Suely kuhn favero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suely,
      Sua visita me deixou muito feliz! Agradeço por ter deixado seu comentário tão simpático!
      Muito bacana deve ter sido essa experiência com a Lena. Acho que esse tipo de convivência favorece imensamente o compartilhamento de diferentes culturas e eu, particularmente, tenho muita admiração pelos países nórdicos.
      Tilda entrou na minha vida recentemente e me apaixonei! Aos poucos fui aprendendo a fazer os personagens e outros projetos lindos que a Tone disponibiliza em seus livros. Comprei praticamente todos!
      Você certamente irá se encantar cada vez mais!
      Abraço,
      Ju

      Excluir

Obrigada pela visita e volte sempre!